Conheça um pouco sobre os bastidores do poema “A CONSCIÊNCIA NEGRA”?

 

O poema “CONSCIÊNCIA NEGRA” foi escrito a partir das 10 horas da noite a partir do dia 19/11/2017 e a conclusão se deu próximo a uma hora da manhã do dia 20/11/2017.

Quando comecei a escrevê-lo, achava que não avançaria da primeira linha. Mas as ideias foram surgindo.

Assim, é inevitável a pergunta: o que é a Consciência Negra? Eu responderia como um silêncio. O texto é, na verdade, uma homenagem ao Dia da Consciência Negra, data comemorativa que lembra o passado do povo negro no Brasil e os desafios dos afrodescendentes brasileiros.

Melhor explicação sobre o tema tem a Enciclopédia eletrônica Vikipédia:

O “Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. A data comemorativa foi criada em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.[2] A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.”

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Consciência_Negra.

Voltando ao início, ainda lembro do momento da escrita do poema. O clima estava  bom, com ameaça de chuva em algum lugar de Brasília/DF. Barulho de cigarras, outros bichos de quintal e latidos da minha cachorra Jô.

 

Brasília/DF, Brasil, 20 de novembro de 2017.

 

B. Flávio dos Santos Ferreira

Clique no link abaixo para voltar ao poema “CONSCIÊNCIA NEGRA”.
https://literaturapoesia.com/2017/11/20/a-consciencia-negra/#more-2344
 

Fechar Menu
%d blogueiros gostam disto: